terça-feira, 16 de maio de 2017

O Mediterrâneo em Monsanto (Passeio e Conversa)


O professor e investigador Álvaro Fonseca traz ao EARTHfest um passeio de observação e conversa sobre a biodiversidade das plantas do Parque Florestal de Monsanto. Diz o Álvaro:

Faremos um passeio de observação e identificação de plantas características das regiões mediterrânicas, discutindo os seus vários usos - comestíveis, aromáticas, condimentares e outros - e realçando o seu valor estético e intrínseco. Deste modo, abordaremos a Biodiversidade (também) como janela para o deslumbramento e a sensibilização das pessoas, no triângulo "Natureza - Sustentabilidade - Bem-Estar".

Atividade para o público geral/ famílias.

Duração: 1h30

Nº máximo de participantes: 25

Programa EARTHfest'2017:

Dia: domingo, 21 de Maio

Horário: 16h30 às 18h00

Local: Espaço Exterior do CIM (ponto de encontro na receção do CIM)

Zona de Programação: EARTHfest em Ação - programação para o público em geral/ famílias

Parceiro: FAREDUCA

Sobre o Álvaro Fonseca:

Com formação universitária em engenharia química e biotecnologia pelo IST, foi professor e investigador em microbiologia na FCT-UNL por 28 anos. Prossegue o seu interesse pela divulgação e discussão do conhecimento na área das ciências da vida, em particular a evolução, a biodiversidade e a sustentabilidade. Preocupam-no a hegemonia da mercantilização, do consumismo, do individualismo e da vulgarização na sociedade actual, em detrimento de valores como o altruísmo ou a solidariedade e da promoção duma cultura de reflexão e de questionamento. É sua convicção que apenas cidadãos informados, conscientes e empenhados podem levar a cabo a transformação da sociedade no sentido da construção de caminhos que nos afastem do rumo de insensatez, insanidade e insustentabilidade que temos vindo a trilhar. Na sequência de encontros e reflexões com pessoas de outras áreas do conhecimento, como a educação, a investigação artística e o activismo político, tem vindo a desenvolver acções em escolas e em espaços públicos ou associativos. Este percurso culminou com a rutura com a sua actividade académica por considerar que a universidade enjeitou o seu papel de intervenção activa na sociedade, tendo-se deixado contaminar pelos valores da ideologia neoliberal, mercantilista e tecnocrática dominante e não está a contribuir para encontrar os caminhos rumo a uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. Tomou parte de iniciativas de cidadania e de partilha de conhecimento, tendo participado na organização da Ajudada (http://www.ajudada.org/) e mais recentemente colaborou com estruturas de investigação artística: o c.e.m.-centro em movimento (http://www.c-e-m.org/) e o Museu da Crise (http://museudacrise.org/) . Escreve em blogues sobre temas diversos da contemporaneidade (http://transicao_ou_disrupcao.blogs.sapo.pt/),
sobre micróbios (http://coisasvivas_microbios.blogs.sapo.pt/) e sobre a cidade de Lisboa (http://myownprivatelisboa.blogs.sapo.pt/).
.
.